Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na Estratégia Saúde da Família: o relacionamento interpessoal profissional
DOI: 10.15343/0104-7809.20101120126
Palabras clave:
Cuidados de saúde. Educação médica. Saúde da família.Resumen
O estudo tem por objetivo descrever experiências relacionadas à formação do aluno de graduação em Medicina do Centro
Universitário São Camilo, especificamente seu processo de instrumentalização, no que se refere ao relacionamento interpessoal profissional.
Este é direcionado às atividades práticas de estágio que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família
(ESF), no município de São Paulo. O relato de experiência baseia-se na formação de três turmas de alunos (que encontram-se no segundo
semestre do curso) durante o período de 2008-2010. São previstas aulas teóricas e prática de campo, destinadas às várias modalidades
de cuidado prestados ao usuário, com ênfase nos procedimentos básicos de enfermagem, por meio da disciplina Integração Academia
Ensino e Comunidade II. Observa-se que o investimento específico nas noções de relacionamento interpessoal profissional e comunicação
tem facilitado o que consideramos ser o processo crescente de aprendizado relacional, no momento do aluno se aproximar das
pessoas que compõem o cenário do cuidado: usuários, famílias, profissionais e pessoas da comunidade. Qualifica-se como essencial a
aquisição de habilidades relacionais para desenvolver as demais habilidades, que dizem respeito aos procedimentos, e sobretudo, para
sustentar a produção ampliada de cuidados na ESF, que tem a integralidade da assistência como eixo condutor, da qual o aluno participa
ativamente, ao longo do semestre.