Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na Estratégia Saúde da Família: o relacionamento interpessoal profissional

DOI: 10.15343/0104-7809.20101120126

Autores/as

  • Wânia Regina Veiga Martines Enfermeira. Doutoranda do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Assistente do Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário São Camilo
  • Ana Lúcia Machado Enfermeira. Professora Livre-Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Cuidados de saúde. Educação médica. Saúde da família.

Resumen

O estudo tem por objetivo descrever experiências relacionadas à formação do aluno de graduação em Medicina do Centro
Universitário São Camilo, especificamente seu processo de instrumentalização, no que se refere ao relacionamento interpessoal profissional.
Este é direcionado às atividades práticas de estágio que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde da Estratégia Saúde da Família
(ESF), no município de São Paulo. O relato de experiência baseia-se na formação de três turmas de alunos (que encontram-se no segundo
semestre do curso) durante o período de 2008-2010. São previstas aulas teóricas e prática de campo, destinadas às várias modalidades
de cuidado prestados ao usuário, com ênfase nos procedimentos básicos de enfermagem, por meio da disciplina Integração Academia
Ensino e Comunidade II. Observa-se que o investimento específico nas noções de relacionamento interpessoal profissional e comunicação
tem facilitado o que consideramos ser o processo crescente de aprendizado relacional, no momento do aluno se aproximar das
pessoas que compõem o cenário do cuidado: usuários, famílias, profissionais e pessoas da comunidade. Qualifica-se como essencial a
aquisição de habilidades relacionais para desenvolver as demais habilidades, que dizem respeito aos procedimentos, e sobretudo, para
sustentar a produção ampliada de cuidados na ESF, que tem a integralidade da assistência como eixo condutor, da qual o aluno participa
ativamente, ao longo do semestre.

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Publicado

2010-01-01

Cómo citar

Veiga Martines, W. R. ., & Machado, A. L. (2010). Instrumentalização do aluno de Medicina para o cuidado de pessoas na Estratégia Saúde da Família: o relacionamento interpessoal profissional: DOI: 10.15343/0104-7809.20101120126. O Mundo Da Saúde, 34(1), 120–126. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/652