Educação em saúde e Programa de Saúde da Família: atuação da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes hipertensos

DOI: 10.15343/0104-7809.2010197102

Autores/as

  • Ana Gabriela Mota Pereira de Menezes Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Débora Gobbi Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo – USP

Resumen

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), recentemente implantados no Brasil, têm como objetivos apoiar as equipes
de saúde da família na efetivação da rede de serviços e ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Básica. Sua implantação
reflete a busca crescente pela integralidade da atenção e pela interdisciplinaridade das ações em saúde, visando à consolidação
da Estratégia Saúde da Família. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca das ferramentas utilizadas no cotidiano do trabalho
no NASF e as competências profissionais requeridas. Percebe-se um descompasso entre a formação inicial e a realidade concreta dos
serviços, que tem como desafio responder a necessidades sociais em saúde. Uma formação pautada nos quatro pilares da educação,
propostos por Delors, pode contribuir para a formação de profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao
trabalho nos NASF.

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Publicado

2010-01-01

Cómo citar

Mota Pereira de Menezes, A. G. ., & Gobbi, D. . (2010). Educação em saúde e Programa de Saúde da Família: atuação da enfermagem na prevenção de complicações em pacientes hipertensos: DOI: 10.15343/0104-7809.2010197102. O Mundo Da Saúde, 34(1), 97–102. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/649