Educação profissional, pesquisa e aprendizagem no território: notas sobre a experiência de formação de terapeutas ocupacionais
DOI: 10.15343/0104-7809.20102140147
Palabras clave:
Terapia Ocupacional - educação profissional. Terapia Ocupacional - formação. Terapia Ocupacional - ações sociais.Resumen
presente estudo explora a utilização de experiências de terapia ocupacional como estratégias para apreender a realidade social, realizar formação
acadêmica e desenvolver pesquisas e reflexões sobre o fomento de tecnologias de cuidado no campo social, com enfoque no fortalecimento das
redes sociais de suporte de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social e/ou de desfiliação. Isso se coaduna ao que propõem os padrões
de formação da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais, especialmente no que se refere à sua necessária relação com toda a sociedade, dando
visibilidade às possibilidades de contribuição da área no que tange ao bem-estar social das pessoas em suas comunidades. Objetiva-se discutir a formação
de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como intervenções que apontem o papel técnico-ético-político dos profissionais no enfrentamento
de problemáticas sociais contemporâneas. Para tanto, trabalha-se a partir de programas de ação que se encontram no campo da infância e, principalmente,
da juventude brasileira, em suas interfaces com a questão social. Constata-se que a terapia ocupacional tem contribuições efetivas, enquanto núcleo de
especificidade profissional, para a intervenção na dimensão territorial, para o desenvolvimento da convivência, para a superação da abordagem calcada na
dimensão clínica/individual, respeitando as singularidades dos sujeitos, tendo como pressupostos os princípios concernentes à busca do exercício radical
da democracia e dos direitos decorrentes da cidadania.