Educação profissional, pesquisa e aprendizagem no território: notas sobre a experiência de formação de terapeutas ocupacionais

DOI: 10.15343/0104-7809.20102140147

Autores/as

  • Roseli Esquerdo Lopes Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Núcleo UFSCar do Projeto METUIA
  • Ana Paula Serrata Malfitano Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Membro do Núcleo UFSCar do Projeto METUIA.
  • Carla Regina Silva Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Professora Assistente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Membro do Núcleo UFSCar do Projeto METUIA.
  • Patrícia Leme de Oliveira Borba Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Membro do Núcleo UFSCar do Projeto METUIA.
  • Michelle Selma Hahn Doutora em Ciências Médicas. Professora Voluntária do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar.

Palabras clave:

Terapia Ocupacional - educação profissional. Terapia Ocupacional - formação. Terapia Ocupacional - ações sociais.

Resumen

presente estudo explora a utilização de experiências de terapia ocupacional como estratégias para apreender a realidade social, realizar formação
acadêmica e desenvolver pesquisas e reflexões sobre o fomento de tecnologias de cuidado no campo social, com enfoque no fortalecimento das
redes sociais de suporte de grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social e/ou de desfiliação. Isso se coaduna ao que propõem os padrões
de formação da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais, especialmente no que se refere à sua necessária relação com toda a sociedade, dando
visibilidade às possibilidades de contribuição da área no que tange ao bem-estar social das pessoas em suas comunidades. Objetiva-se discutir a formação
de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como intervenções que apontem o papel técnico-ético-político dos profissionais no enfrentamento
de problemáticas sociais contemporâneas. Para tanto, trabalha-se a partir de programas de ação que se encontram no campo da infância e, principalmente,
da juventude brasileira, em suas interfaces com a questão social. Constata-se que a terapia ocupacional tem contribuições efetivas, enquanto núcleo de
especificidade profissional, para a intervenção na dimensão territorial, para o desenvolvimento da convivência, para a superação da abordagem calcada na
dimensão clínica/individual, respeitando as singularidades dos sujeitos, tendo como pressupostos os princípios concernentes à busca do exercício radical
da democracia e dos direitos decorrentes da cidadania.

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Publicado

2010-04-01

Cómo citar

Esquerdo Lopes, R. ., Serrata Malfitano, A. P., Silva, C. R. ., Leme de Oliveira Borba, P. ., & Hahn, M. S. . (2010). Educação profissional, pesquisa e aprendizagem no território: notas sobre a experiência de formação de terapeutas ocupacionais: DOI: 10.15343/0104-7809.20102140147. O Mundo Da Saúde, 34(2), 140–147. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/618