Avaliação nutricional e estilo de vida de educadoras de uma creche do município de São Paulo
DOI: 10.15343/0104-7809.2011354454458
Palabras clave:
Avaliação Nutricional. Obesidade. Educação Alimentar e Nutricional.Resumen
A educação alimentar é um componente decisivo para a promoção de saúde, e seu efeito pode ser potencializado quando
realizada durante a infância, pois é nessa faixa etária que os hábitos alimentares são formados e consolidados. Para que os resultados da
educação alimentar sejam satisfatórios, as educadoras envolvidos precisam estar cientes de seu papel como facilitador desse processo.
Esse estudo teve por objetivo avaliar o estado nutricional e de saúde das educadoras de uma creche do município de São Paulo. Foi realizado
um estudo transversal descritivo com educadoras de uma creche do município de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada por
estagiárias de nutrição previamente treinadas. Foram coletadas informações sociodemográficas por meio de uma anamnese alimentar,
a fim de avaliar os hábitos alimentares, assim como os dados antropométricos estatura (m), peso (kg) e circunferência da cintura -CC
(cm). Participaram da pesquisa 31 educadoras, do gênero feminino, com média de idade 33 anos (± 6,18 dp), não fumantes, a maioria
(71%) não consumia bebida alcoólica e não praticava nenhum tipo de atividade física (83,4%). Em relação ao estado nutricional,
51,6% apresentava sobrepeso ou algum grau de obesidade e 45,2% tinha risco para doenças metabólicas segundo a CC. Os resultados
indicaram que a maioria das educadoras apresentaram sobrepeso/obesidade, o que reforça a necessidade de implementação de ações
de educação nutricional.