Educação Permanente em Saúde: atribuições e deliberações à luz da Política Nacional e do Pacto de Gestão
DOI: 10.15343/0104-7809.2011354373381
Palabras clave:
Educação Continuada. Pessoal de Saúde. Gestão em Saúde.Resumen
Este estudo objetivou analisar, comparativamente entre os gestores de saúde, a estruturação estabelecida no âmbito da
Educação em Saúde e a evolução da organização, articulação e pactuação das diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde,
a partir das deliberações dos órgãos colegiados. Foi feita pesquisa documental, com aplicação do método estudo de caso, realizada
em consulta de documentos disponíveis pelo gestor estadual e documentos oficiais do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão
Intergestores Bipartite de Santa Catarina. Os resultados destacaram a criação da Comissão de Integração Ensino e Serviço, o incentivo
à qualificação dos servidores com a aprovação dos Projetos Telessaúde e Inclusão Digital e a oferta de Cursos de Formação em nível
elementar, técnico e de especialização. O panorama estadual mostra a consolidação crescente dos espaços de formulação e execução de
ações de educação permanente, ainda que incompleta no funcionamento, considerando a diversidade regional e os momentos distintos
de gestão do Sistema Único de Saúde nos municípios.