Educação Permanente em Saúde: atribuições e deliberações à luz da Política Nacional e do Pacto de Gestão

DOI: 10.15343/0104-7809.2011354373381

Autores/as

  • Selma Regina de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Betina Hörner Schlindwein Meirelles Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação Continuada. Pessoal de Saúde. Gestão em Saúde.

Resumen

Este estudo objetivou analisar, comparativamente entre os gestores de saúde, a estruturação estabelecida no âmbito da
Educação em Saúde e a evolução da organização, articulação e pactuação das diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde,
a partir das deliberações dos órgãos colegiados. Foi feita pesquisa documental, com aplicação do método estudo de caso, realizada
em consulta de documentos disponíveis pelo gestor estadual e documentos oficiais do Conselho Estadual de Saúde e da Comissão
Intergestores Bipartite de Santa Catarina. Os resultados destacaram a criação da Comissão de Integração Ensino e Serviço, o incentivo
à qualificação dos servidores com a aprovação dos Projetos Telessaúde e Inclusão Digital e a oferta de Cursos de Formação em nível
elementar, técnico e de especialização. O panorama estadual mostra a consolidação crescente dos espaços de formulação e execução de
ações de educação permanente, ainda que incompleta no funcionamento, considerando a diversidade regional e os momentos distintos
de gestão do Sistema Único de Saúde nos municípios.

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Publicado

2011-10-01

Cómo citar

de Andrade, S. R. ., Hörner Schlindwein Meirelles, B. ., & Marcellino de Melo Lanzoni, G. . (2011). Educação Permanente em Saúde: atribuições e deliberações à luz da Política Nacional e do Pacto de Gestão: DOI: 10.15343/0104-7809.2011354373381. O Mundo Da Saúde, 35(4), 373–381. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/530