Caracterização do atendimento ao paciente oncológico em um hospital público do Distrito Federal
DOI: 10.15343/0104-7809.20194303747766
Palabras clave:
Oncologia. Saúde Pública. Assistência.Resumen
O acesso ao tratamento para o câncer representa um importante problema de saúde pública e tem sido alvo de ações governamentais tendo em vista o impacto financeiro, o custo social e a forma como afeta a vida dos indivíduos. Realizou-se um estudo exploratório por meio da avaliação de prontuários de 135 pacientes oncológicos atendidos em um serviço de Oncologia de um hospital público do Distrito Federal (DF). O objetivo geral foi caracterizar o atendimento ao paciente oncológico, mapear o fluxo de atendimento dos pacientes e identificar os perfis sociodemográficos. A amostra foi constituída por homens e mulheres, com idade entre 26 e 83 anos, procedentes de 23 regiões administrativas do DF. O câncer de mama foi o diagnóstico predominante entre os pacientes (n=28). A quimioterapia foi o tratamento mais indicado (n=83), seguida da radioterapia externa (n=41), cirurgia (n=14), hormonioterapia (n=9) e braquiterapia (n=5). Ademais, as médias de dias entre a primeira consulta e o início da radioterapia externa, da quimioterapia, da cirurgia e da hormonioterapia foram de 61, 19, 93 e 28, respectivamente. Os pacientes dos estádios II, III e IV do câncer apresentaram tempo médio de espera de 61, 100 e 35 dias para realizar a radioterapia externa, respectivamente. A média geral do intervalo entre o diagnóstico e o início do tratamento foi de 235 dias. A falta de registros de dados no prontuário foi uma variável que interferiu no estudo. Os resultados permitem identificar lacunas no serviço e estratégias para a modificação dos fluxos existentes.