Ensino ou Serviço? A Universidade e o Curso de Odontologia na rede de atenção à saúde bucal
DOI: 10.15343/0104-7809.2011354364372
Palabras clave:
Regionalização. Saúde Bucal. Rede de Cuidados Continuados de Saúde.Resumen
A estruturação da atenção à saúde bucal na rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde encontra-se em
processo de consolidação. Nesse contexto, objetivou-se analisar a contribuição da Universidade, em especial do Curso de Odontologia, na
construção da rede de atenção à saúde bucal. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, que seguiu a base teórico-metodológica
da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 15 pessoas, graduadas em Odontologia,
entre professores, trabalhadores e gestores do SUS. Procurou-se analisar a inserção da instituição por meio de duas dimensões: prestação
de serviços odontológicos e ensino orientado à formação em nível superior. Duas categorias emergiram: o processo de regionalização:
a participação da universidade na estruturação dos serviços de saúde bucal e inserindo a universidade e o curso de Odontologia na
rede de atenção à saúde bucal: o ensino. A participação da Universidade e do Curso de Odontologia na rede de atenção à saúde, em
especial na sub-rede de saúde bucal, é reconhecida e concretizada, tanto pela prestação de ações e serviços no campo da saúde bucal,
como pela formação de profissionais. A plena integração desses papéis na perspectiva da consolidação do SUS, sob forma de Rede de
Atenção à Saúde, permanece como desafio.