Implantação de um programa de qualidade de vida em uma empresa de varejo
DOI: 10.15343/0104-7809.2013372159165
Palabras clave:
Promoção da Saúde. Doenças Crônicas. Seguro Saúde.Resumen
O setor de saúde suplementar brasileiro tem vivenciado não só um aumento frequente dos custos, mas desafios outros,
como as transições demográficas e epidemiológicas e a necessidade de repensar seu modelo de atenção à saúde. Agregar
valor à saúde é uma forma de enfrentá-los. Uma operadora de planos de saúde localizada na cidade de São Paulo, como
ação inicial para implementação de um projeto com vistas à promoção da saúde e prevenção de doenças em uma empresa
cliente, realizou um mapeamento do estado de saúde dos funcionários, mediante a aplicação de um questionário
versando sobre hábitos e atitudes considerados saudáveis. Além do questionário, foram realizadas medições, tais como
aferição da pressão arterial, avaliação do peso e altura, entre outras, em parte da amostra. Neste artigo, foram apresentados
os resultados obtidos referentes a 8.853 questionários respondidos e 291 medições efetuadas. Destacam-se, dentre os
resultados, a baixa realização de exames preventivos, a associação estresse-trabalho, a elevada prevalência de doenças
osteomusculares e a relação estresse com inatividade física ao lazer como significativos. Por se tratar da primeira pesquisa
do gênero e com tal amplitude realizada pela operadora de planos de saúde, muitas falhas foram apontadas, porém a
equipe crê que seus objetivos foram alcançados. A maior dificuldade encontrada foi a ausência de relação direta entre o
plano de saúde e seus clientes, já que existe a intermediação da estrutura organizacional da empresa contratante. Alinhar
objetivos e metas comuns a todos esses interessados é um grande desafio.