Encaminhamentos à mulher em situação de violência conjugal

DOI: 10.15343/0104-7809.2013374377384

Autores/as

  • Nadirlene Pereira Gomes Pós-doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem. Bolsista FAPESB. Docente Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Departamento de Enfermagem – UFBA. Salvador-BA, Brasil.
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Departamento de Enfermagem – UFSC. Florianópolis-SC, Brasil.
  • Larissa Larie Mota Enfermeira. Mestranda do Mestrado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem. Departamento de enfermagem – UFSC. Florianópolis-SC, Brasil.
  • Jordana Brock Carneiro Enfermeira. Pesquisadora pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidado Humano. Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo-RS, Brasil.
  • Selma Regina de Andrade Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC. Departamento de Enfermagem – UFSC. Florianópolis-SC, Brasil.
  • Cintia Koerich Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Departamento de Enfermagem – UFSC. Florianópolis-SC, Brasil.

Palabras clave:

Violência contra a Mulher. Saúde da Família. Assistência Integral à Saúde da Mulher. Psicologia. Apoio Social.

Resumen

As ações de enfrentamento à violência não são exclusivas do setor saúde, sendo preciso aporte de uma rede intersetorial.
Trata-se de uma pesquisa baseada no método da Teoria Fundamentada nos Dados, aprovada pelo Comitê de Ética. Foram
entrevistados 52 profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família com o objetivo de compreender os significados
atribuídos por profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família sobre os encaminhamentos à mulher em situação de
violência conjugal. As mulheres em situação de violência conjugal são referenciadas para psicóloga e assistente social do
Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Foram mencionados como encaminhamentos externos: Centro de Referência, Delegacia
da Mulher, Instituto Médico Legal e espaço hospitalar ou maternidade. No entanto, o desconhecimento acerca dos
serviços e a desarticulação intersetorial comprometem o cuidado à mulher. Sugere-se o conhecimento sobre os serviços,
entendimento do fluxo e articulação intersetorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-10-01

Cómo citar

Pereira Gomes, N. ., Lorenzini Erdmann, A., Larie Mota, L., Brock Carneiro, J., de Andrade, S. R., & Koerich, C. . (2013). Encaminhamentos à mulher em situação de violência conjugal: DOI: 10.15343/0104-7809.2013374377384. O Mundo Da Saúde, 37(4), 377–384. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/408