Sazonalidade de parâmetros bioquímicos dos pacientes em hemodiálise em uma área de clima Tropical

DOI: 10.15343/0104-7809.20194303566585

Autores/as

  • Shaiana Vilella Hartwig *Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus de Cáceres- MT, Brasil.
  • Beatriz Fátima Alves de Oliveira Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Ludmilla da Silva Viana Jacobson Departamento de Estatística, Universidade Federal Fluminense- Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
  • Eliane Ignotti

Palabras clave:

Estações do ano. Clima. Diálise renal.

Resumen

Os resultados dos exames laboratoriais na hemodiálise orientam o acompanhamento das condições de saúde do paciente, do estado nutricional e da qualidade do procedimento. O objetivo é analisar as variações sazonais dos parâmetros bioquímicos dos pacientes hemodialisados em uma área de clima tropical do Brasil. Trata-se de estudo epidemiológico longitudinal de medidas repetidas da sazonalidade dos resultados dos exames de hemoglobina, hematócrito, cálcio, potássio, fósforo, glicose, transaminase glutâmico-pirúvica, ureia pré e pós-diálise, KtV e taxa de redução de ureia dos pacientes em hemodiálise na cidade de Cáceres, Pantanal Brasileiro no ano de 2014, área de clima tropical de Savana. Utilizou-se janeiro como mês de referência e modelos de regressão linear de efeitos mistos. Todas as variáveis laboratoriais analisadas apresentaram sazonalidade significativamente em pelo menos dois meses no ano de 2014. Hemoglobina e hematócrito apresentam os menores valores no outono e os maiores no inverno. Cálcio manteve-se estável e apresentou dois picos elevados no outono e no inverno. Fósforo, potássio e transaminase glutâmico-pirúvica apresentaram maiores valores no outono e menores na primavera. KtV, taxa de redução de ureia, ureia pré-diálise e pós-diálise, pico menor no inverno e maior na primavera. Glicose apresentou instabilidade com pico elevado na primavera e pico inferior no outono. Conclui-se que os parâmetros bioquímicos dos doentes renais crônicos em hemodiálise apresentam variações sazonais relacionadas à sazonalidade climática em área de clima tropical de savana no Brasil. As variações observadas tendem prioritariamente a alterações em sentido inverso nos meses com temperaturas mais elevadas e mais baixas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-09-01

Cómo citar

Vilella Hartwig, S. ., Alves de Oliveira, B. F. ., da Silva Viana Jacobson, L. ., & Ignotti, E. . (2019). Sazonalidade de parâmetros bioquímicos dos pacientes em hemodiálise em uma área de clima Tropical: DOI: 10.15343/0104-7809.20194303566585. O Mundo Da Saúde, 43(03), 566–585. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/40