Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido

DOI: 10.15343/0104-7809.20153902219230

Autores/as

  • Marina Gabriela Medeiros de Moura Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil
  • Izayana Pereira Feitosa Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil
  • Glenda Agra Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil
  • Gigliola Marcos Bernardo de Lima Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil
  • Itacira Pedrosa de Lima Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil
  • Polianna Alves Sucupira Universidade Federal De Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Paraíba, Brasil

Palabras clave:

Depressão. Estudantes. Enfermagem.

Resumen

O transtorno depressivo é o transtorno mental mais comum e é considerado um grave problema de saúde pública. Acredita-
-se que o conhecimento acerca da depressão é de fundamental importância para o profissional de enfermagem, haja vista
seu papel no contato direto com o paciente, agindo como participante ativo na identificação e tratamento dos diversos
transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo conhecer as concepções sobre depressão dos acadêmicos do curso de
Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva
da abordagem qualitativa, realizado através da participação de discentes de enfermagem que responderam a um questioná-
rio semiestruturado versado sobre a temática da depressão. Os resultados foram analisados por meio da técnica da análise
de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos julga seu conhecimento como
bom ou regular e justificaram-se, sobretudo, na necessidade de aperfeiçoamento e falta de campo prático. Observou-se
também, que os participantes, apesar das respostas mostradas anteriormente, explanaram uma assistência de enfermagem
pertinente, holística e humanizada. Quanto à didática, os discentes apresentaram o método tradicional como preponderante
no ensino do distúrbio e propuseram que melhorias no ensino poderiam ser alcançadas com o uso de metodologias ativas
e articulação da teoria com a prática.

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Publicado

2015-04-01

Cómo citar

Medeiros de Moura, M. G. ., Pereira Feitosa, I. ., Agra, G. ., Bernardo de Lima, G. M. ., Pedrosa de Lima, I. ., & Alves Sucupira, P. . (2015). Concepções de acadêmicos de enfermagem acerca da depressão e do cuidado ao paciente deprimido: DOI: 10.15343/0104-7809.20153902219230. O Mundo Da Saúde, 39(2), 219–230. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/335