Acreditação hospitalar e seus impactos nas boas práticas em serviços da saúde
DOI: 10.15343/0104-7809.201741011117
Palabras clave:
Acreditação hospitalar. Análise qualitativa. Gestão da qualidade. Produtividade. Serviços de saúde.Resumen
O sistema de saúde brasileiro vem passando por profundas transformações. As instituições hospitalares têm adotado
programas de gestão de qualidade com o objetivo de melhorar, continuamente, seus processos, produtos e serviços,
utilizando a acreditação como metodologia de avaliação externa da qualidade em serviços de saúde. Este artigo analisa os
impactos gerados pela acreditação na criação das boas práticas da qualidade em serviços da saúde. Utiliza a abordagem
qualitativa, com estudos de múltiplos casos, realizados em cinco hospitais distintos, no período de novembro de 2015 a
fevereiro de 2016, através de entrevistas e com o auxílio de questionário semiestruturado. Os resultados mostram que
o apoio da alta direção é relevante para os processos de melhoria contínua e para o aumento da produtividade nos
serviços e que os níveis de segurança dos pacientes estão relacionados com as melhorias na qualidade do atendimento.
Conclui-se que as boas práticas da qualidade em serviços da saúde nos hospitais, quando associada à acreditação,
proporciona aumento da produtividade, maior satisfação ao paciente e agrega valor à instituição.