Qualidade da Atenção Primária à Saúde na pandemia de COVID-19: avaliação por usuários acometidos pela doença
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e14272022PPalabras clave:
Avaliação em Saúde, Atenção à Saúde, Coronavirus, Pacientes, Inquéritos e QuestionáriosResumen
A pandemia da doença pelo coronavírus impacta sobremaneira a sociedade, gerando desafios sem precedentes para a ciência, para os sistemas de saúde e para a Atenção Primária à Saúde, que foram rapidamente cobrados por respostas diversificadas para o enfrentamento desta emergência de saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da APS segundo a perspectiva de pessoas acometidas pela COVID-19. Tratou-se de um estudo transversal com casos de COVID-19 em um município brasileiro. Utilizou-se um questionário eletrônico com características sociodemográficas e clínicas (de elaboração própria) e o Instrumento PCATool-Brasil – para pacientes adultos (versão reduzida), por meio do recurso KoBoToolbox. Após pré-teste e estudo piloto, a coleta de dados ocorreu entre 11 de janeiro e 05 de outubro de 2021. Utilizou-se estatística descritiva, sendo calculado o Escore Geral da APS – 0 a 10 (média e desvios padrão). Os 91 participantes avaliaram os atributos/componentes da APS. O Escore Geral da APS (média) foi 4,4 (DP=1,9). Este baixo escore geral da APS obtido sinaliza para fragilidades na qualidade deste nível de atenção à saúde, nos primeiros seis meses da pandemia em 2020. É inédito escore tão baixo de qualidade da APS. Depreende-se que o resultado negativo no município estudado reflete o impacto da COVID-19 e as estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia disparada pelo SARS-CoV-2 no Brasil e no mundo.
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