História em quadrinhos para educação em saúde bucal: construção, validação e análise da eficácia

10.15343/0104-7809.202246574586P

Autores/as

Palabras clave:

Educação em saúde. Saúde da Criança. Odontologia. Promoção da saúde. História em quadrinhos.

Resumen

As tecnologias ilustradas tem sido um artifício amplamente utilizado para a educação em saúde bucal, sendo as histórias em quadrinhos um formato ainda pouco explorado no que se refere à validação e análise da sua eficácia para com o público-alvo. Este estudo objetivou avaliar a efetividade de uma história em quadrinhos no processo de educação em saúde bucal a crianças entre 06 e 12 anos atendidas na clínica de Odontopediatria de uma policlínica odontológica na Amazônia brasileira. Uma revista em quadrinhos lúdico-educativa foi confeccionada, validada e incorporada em um kit contendo 01 escova dental, 01 fio dental e 01 creme dental. Posteriormente foi aplicado um questionário com os pais (N=50), antes e depois da entrega dos kits, que avaliava os cuidados de higiene bucal da criança e as impressões sobre o impacto dos quadrinhos sobre a higiene bucal de seus filhos. Os resultados foram analisados descritivamente, por meio de frequências absolutas e porcentagens sendo usado o teste de McNemar (p<0,05). Verificou-se o aumento de 55,32% das crianças que passaram a usar o fio dental após implementação metodológica. Constatou-se, ainda, não haver diferença estatística entre a frequência de escovação após a entrega do kit (p=0.873), havendo, entretanto, aumento significativo na frequência do uso do fio dental entre as crianças avaliadas (p=0.0401). Os quadrinhos mostraram-se estatisticamente eficazes no aumento da frequência do uso do fio dental, tendo a HQ uma boa aceitação tanto das crianças como dos pais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. Tikhonova S, Booij L, D’Souza V, Crosara KT, Siqueira WL, Emami E. Investigating the association between stress, saliva and dental caries: a scoping review. BMC Oral Health. 2018; 18(1): 41-49. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-018-0500-z
2. Mota-Veloso I, Soares MEC, Alencar BM, Marques LS, Ramos-Jorge ML, Ramos-Jorge J. Impact of untreated dental caries and its clinical consequences on the oral health-related quality of life of schoolchildren aged 8–10 years. Qual Life Res. 2016; 25(1): 193-199. doi: https://doi.org/10.1007/s11136-015-1059-7
3. Gonçalves FD, Catrib AMF, Vieira NFC, Vieira LJEDS. Health promotion in primary school. Interface-Comunic., Saúde, Educ. 2008; 12(24): 181-192. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100014
4. Koch G, Poulsen S, Espelid I, Haubek D. Pediatric dentistry: a clinical approach. 3ª ed, vol 1. Reino Unido: John Wiley & Sons; 2017.
5. Feio A, Oliveira CC. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saúde Soc. 2015; 24(1): 703-715. doi: https:// doi.org/10.1590/S0104-12902015000200024
6. Azevedo PR, Sousa MM, Souza NF, Santos Oliveira SH. Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa. Rev Fund Care Online. 2018; 10(1): 260-267. doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267
7. Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2005; 13(5):754-757. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022
8. Carvalho MD, Ferreira CS, Lobato PA, de Queiroz Carvalho FL. Ferramentas aplicadas à Educação e Saúde em crianças com Síndrome de Down. In: Anais do III Seminário de Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde; 08 – 09 maio 2017; Salvador, BA. Salvador, BA: Editora da Universidade do Estado da Bahia; 2017. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/ view/3828
9. Sigaud CHDS, Santos BRD, Costa P, Toriyama ATM. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Rev Bras Enferm. 2017; 70(3): 519-525. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237
10. Souza LMD, Macedo A, Gusmão RCMP, Athayde ACR, Costa LED, Queiroz FS, Nóbrega CBC. Saúde bucal no âmbito escolar e familiar: da autonomia à transformação social. Rev Bras Educ Méd. 2015; 39(3): 426-432. doi: https://doi.org/10.1590/1981- 52712015v39n3e00232014
11. Prado CC, de Sousa Junior CE, Pires ML. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2017; 11(2): 1-12. doi: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238
12. França CCS et al. A perspectiva didática das metáforas visuais em quadrinhos: um recurso tecnológico na saúde. Rev Práxis. 2021; 13(25): 1-16. doi: https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3104
13. Kawamoto EM, Campos LML. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciênc Educ. 2014; 20(1): 147-158. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010009
14. Tôrres LHDN, Paula JSD, Sousa MDLR, Mialhe FL. Histórias em quadrinhos na sala de espera: um método de educação em saúde bucal. Odontol Clín-Cient. 2011; 10(1): 69-72. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v10n1/a13v10n1.pdf
15. Freitas FVD, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface (Botucatu). 2010; 15(1): 243-256. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832010005000044
16. Zou J, Meng M, Law CS, Rao Y, Zhou X. Common dental diseases in children and malocclusion. Int J Oral Sci. 2018; 10(1): 1-7. doi: https://doi.org/10.1038/s41368-018-0012-3
17. Silva MJ, Riggs E, Kilpatrick NM. Getting ahead of the oral health game: it starts before we're born? Aust Dent J. 2019; 64(1): S4-S9. doi: https://doi.org/10.1111/adj.12672
18. Drummond BK, Brosnan MG, Leichter JW. Management of periodontal health in children: pediatric dentistry and periodontology interface. Periodontology 2000. 2017; 74(1): 158-167. doi: https://doi.org/10.1111/prd.12195
19. Golikeri SS, Grenfell J, Kim D, Pae C. Pediatric Oral Diseases. Dental Clinics. 2020; 64(1): 229-240. doi: https://doi.org/10.1016/j. cden.2019.08.012
20. McCloud, S. Desenhando Quadrinhos, Os Segredos e Narrativas de Quadrinhos, Mangás e Graphic Novels. 1ª ed. São Paulo: Editora M. Books; 2006.
21. Mialhe FL, Costa Silva CM. Estratégias para a elaboração de impressos educativos em saúde bucal. Arq Odontol. 2008; 44(2): 81- 87. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3468
22. De Oliveira Ponte Y et al. Educação em saúde bucal em uma creche pública municipal no interior do Ceará. REAS. 2020; 12(3): e2530-e2530. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e2530.2020
23. Guterman N. O cirurgião-dentista como educador em saúde bucal: explorações em torno de uma prática. Rev Abeno. 2005; 5(2): 115-24. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-855299
24. Bottan ER, Tremea JP, Gomes P, Neto MU. Educação em saúde: concepções e práticas de cirurgiões-dentistas da estratégia de saúde da família. Unimontes Cient. 2017; 18(2): 24-35. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/ article/download/1767/1901
25. Martins I. Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciênc Educ. 2019; 25(1): 269-275. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020001
26. Barbosa GG, Sobral MDSC. Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil. Id on Line Rev Mult Psic. 2019; 13(47): 661-669. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/ download/1767/1901
27. Brandao HHN, Micheletti G. Aprender e Ensinar Com Textos Didaticos e Paradidaticos. 1ª ed, vol 1. São Paulo: Cortez; 1997.
28. Zilberman R, Magalhães RC. Literatura Infantil. Autoritarismo e Emancipação. 3ª ed, vol 1. São Paulo: Ática; 1982.
29. Moraes F, Valadares E, Amorim MM. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. 1ª ed. São Paulo: Cortez Editora; 2016.
30. Fogaça AG. A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores competentes. Rev PEC. 2002; 3(1): 121-131. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uepg_port_ artigo_marcia_regina_perrelli_dudziak.pdf
31. Silva FCC, Lopes KR, Zielak JC. Motivação de higiene oral com escovas infantis em escolares de Curitiba. Rev Sul-Bras Odontol. 2006; 3(1): 48-53. doi: https://www.redalyc.org/pdf/1530/153013621007.pdf
32. Mattos-Silveira J, Matos-Lima BB, Oliveira TA, Jarroug K, Rego RV, Reyes A, Ferreira FR, Imparato JC, Braga MM. Why do children and adolescents neglect dental flossing? Eur Arch Paediatr Dent. 2017; 18(1): 45-50. doi: https://doi.org/10.1007/s40368-016-0266-4
33. Karimi, M. The Importance of Dental Floss in Improving Children’s Oral Health. CPQ Dentistry. 2018; 1(1): 01-06. doi: https://doi. org/10.23880/oajds-16000195
34. Teixeira AD et al. Conhecimento dos pais e responsáveis sobre hábitos saudáveis de higiene bucal e dieta na infância. Rev Fac Odontol. 2020; 61(2): 13-21. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.101940
35. Monteiro S, Vargas E. Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.
36. Luiz RR, Costa AJL, Nadanovsky P. Epidemiologia e bioestatística em odontologia. 4ª ed. São Paulo: Atheneu; 2008.
37. Piva F, Pereira JT, Luz PB, Hashizume LN, Hugo FN, Araujo, FBD. A longitudinal study of early childhood caries and associated factors in Brazilian children. Braz Dent J. 2017; 28(2): 241-248. doi: https://doi.org/10.1590/0103-6440201701237

Publicado

2022-12-14

Cómo citar

Haad Ruiz da Silva, J., Sant’Ana Honorato, E. J., Ferreira Regalado, D., da Silva Carvalho, Érica, Ferreira Barcelar Junior, F., Ruiz da Silva, I., & Xavier Monteiro, Ângela. (2022). História em quadrinhos para educação em saúde bucal: construção, validação e análise da eficácia: 10.15343/0104-7809.202246574586P. O Mundo Da Saúde, 46, 574–586. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1459

Número

Sección

Articles