História em quadrinhos para educação em saúde bucal: construção, validação e análise da eficácia
10.15343/0104-7809.202246574586P
Palabras clave:
Educação em saúde. Saúde da Criança. Odontologia. Promoção da saúde. História em quadrinhos.Resumen
As tecnologias ilustradas tem sido um artifício amplamente utilizado para a educação em saúde bucal, sendo as histórias em quadrinhos um formato ainda pouco explorado no que se refere à validação e análise da sua eficácia para com o público-alvo. Este estudo objetivou avaliar a efetividade de uma história em quadrinhos no processo de educação em saúde bucal a crianças entre 06 e 12 anos atendidas na clínica de Odontopediatria de uma policlínica odontológica na Amazônia brasileira. Uma revista em quadrinhos lúdico-educativa foi confeccionada, validada e incorporada em um kit contendo 01 escova dental, 01 fio dental e 01 creme dental. Posteriormente foi aplicado um questionário com os pais (N=50), antes e depois da entrega dos kits, que avaliava os cuidados de higiene bucal da criança e as impressões sobre o impacto dos quadrinhos sobre a higiene bucal de seus filhos. Os resultados foram analisados descritivamente, por meio de frequências absolutas e porcentagens sendo usado o teste de McNemar (p<0,05). Verificou-se o aumento de 55,32% das crianças que passaram a usar o fio dental após implementação metodológica. Constatou-se, ainda, não haver diferença estatística entre a frequência de escovação após a entrega do kit (p=0.873), havendo, entretanto, aumento significativo na frequência do uso do fio dental entre as crianças avaliadas (p=0.0401). Os quadrinhos mostraram-se estatisticamente eficazes no aumento da frequência do uso do fio dental, tendo a HQ uma boa aceitação tanto das crianças como dos pais.
Descargas
Citas
2. Mota-Veloso I, Soares MEC, Alencar BM, Marques LS, Ramos-Jorge ML, Ramos-Jorge J. Impact of untreated dental caries and its clinical consequences on the oral health-related quality of life of schoolchildren aged 8–10 years. Qual Life Res. 2016; 25(1): 193-199. doi: https://doi.org/10.1007/s11136-015-1059-7
3. Gonçalves FD, Catrib AMF, Vieira NFC, Vieira LJEDS. Health promotion in primary school. Interface-Comunic., Saúde, Educ. 2008; 12(24): 181-192. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832008000100014
4. Koch G, Poulsen S, Espelid I, Haubek D. Pediatric dentistry: a clinical approach. 3ª ed, vol 1. Reino Unido: John Wiley & Sons; 2017.
5. Feio A, Oliveira CC. Confluências e divergências conceituais em educação em saúde. Saúde Soc. 2015; 24(1): 703-715. doi: https:// doi.org/10.1590/S0104-12902015000200024
6. Azevedo PR, Sousa MM, Souza NF, Santos Oliveira SH. Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa. Rev Fund Care Online. 2018; 10(1): 260-267. doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267
7. Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev Latino-Am. Enfermagem. 2005; 13(5):754-757. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022
8. Carvalho MD, Ferreira CS, Lobato PA, de Queiroz Carvalho FL. Ferramentas aplicadas à Educação e Saúde em crianças com Síndrome de Down. In: Anais do III Seminário de Tecnologias Aplicadas a Educação e Saúde; 08 – 09 maio 2017; Salvador, BA. Salvador, BA: Editora da Universidade do Estado da Bahia; 2017. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/staes/article/ view/3828
9. Sigaud CHDS, Santos BRD, Costa P, Toriyama ATM. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Rev Bras Enferm. 2017; 70(3): 519-525. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237
10. Souza LMD, Macedo A, Gusmão RCMP, Athayde ACR, Costa LED, Queiroz FS, Nóbrega CBC. Saúde bucal no âmbito escolar e familiar: da autonomia à transformação social. Rev Bras Educ Méd. 2015; 39(3): 426-432. doi: https://doi.org/10.1590/1981- 52712015v39n3e00232014
11. Prado CC, de Sousa Junior CE, Pires ML. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2017; 11(2): 1-12. doi: https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238
12. França CCS et al. A perspectiva didática das metáforas visuais em quadrinhos: um recurso tecnológico na saúde. Rev Práxis. 2021; 13(25): 1-16. doi: https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n25.3104
13. Kawamoto EM, Campos LML. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciênc Educ. 2014; 20(1): 147-158. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320140010009
14. Tôrres LHDN, Paula JSD, Sousa MDLR, Mialhe FL. Histórias em quadrinhos na sala de espera: um método de educação em saúde bucal. Odontol Clín-Cient. 2011; 10(1): 69-72. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v10n1/a13v10n1.pdf
15. Freitas FVD, Rezende Filho LA. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface (Botucatu). 2010; 15(1): 243-256. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832010005000044
16. Zou J, Meng M, Law CS, Rao Y, Zhou X. Common dental diseases in children and malocclusion. Int J Oral Sci. 2018; 10(1): 1-7. doi: https://doi.org/10.1038/s41368-018-0012-3
17. Silva MJ, Riggs E, Kilpatrick NM. Getting ahead of the oral health game: it starts before we're born? Aust Dent J. 2019; 64(1): S4-S9. doi: https://doi.org/10.1111/adj.12672
18. Drummond BK, Brosnan MG, Leichter JW. Management of periodontal health in children: pediatric dentistry and periodontology interface. Periodontology 2000. 2017; 74(1): 158-167. doi: https://doi.org/10.1111/prd.12195
19. Golikeri SS, Grenfell J, Kim D, Pae C. Pediatric Oral Diseases. Dental Clinics. 2020; 64(1): 229-240. doi: https://doi.org/10.1016/j. cden.2019.08.012
20. McCloud, S. Desenhando Quadrinhos, Os Segredos e Narrativas de Quadrinhos, Mangás e Graphic Novels. 1ª ed. São Paulo: Editora M. Books; 2006.
21. Mialhe FL, Costa Silva CM. Estratégias para a elaboração de impressos educativos em saúde bucal. Arq Odontol. 2008; 44(2): 81- 87. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3468
22. De Oliveira Ponte Y et al. Educação em saúde bucal em uma creche pública municipal no interior do Ceará. REAS. 2020; 12(3): e2530-e2530. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e2530.2020
23. Guterman N. O cirurgião-dentista como educador em saúde bucal: explorações em torno de uma prática. Rev Abeno. 2005; 5(2): 115-24. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-855299
24. Bottan ER, Tremea JP, Gomes P, Neto MU. Educação em saúde: concepções e práticas de cirurgiões-dentistas da estratégia de saúde da família. Unimontes Cient. 2017; 18(2): 24-35. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/ article/download/1767/1901
25. Martins I. Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciênc Educ. 2019; 25(1): 269-275. doi: https://doi.org/10.1590/1516-731320190020001
26. Barbosa GG, Sobral MDSC. Recomendações acerca do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil. Id on Line Rev Mult Psic. 2019; 13(47): 661-669. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/ download/1767/1901
27. Brandao HHN, Micheletti G. Aprender e Ensinar Com Textos Didaticos e Paradidaticos. 1ª ed, vol 1. São Paulo: Cortez; 1997.
28. Zilberman R, Magalhães RC. Literatura Infantil. Autoritarismo e Emancipação. 3ª ed, vol 1. São Paulo: Ática; 1982.
29. Moraes F, Valadares E, Amorim MM. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. 1ª ed. São Paulo: Cortez Editora; 2016.
30. Fogaça AG. A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores competentes. Rev PEC. 2002; 3(1): 121-131. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uepg_port_ artigo_marcia_regina_perrelli_dudziak.pdf
31. Silva FCC, Lopes KR, Zielak JC. Motivação de higiene oral com escovas infantis em escolares de Curitiba. Rev Sul-Bras Odontol. 2006; 3(1): 48-53. doi: https://www.redalyc.org/pdf/1530/153013621007.pdf
32. Mattos-Silveira J, Matos-Lima BB, Oliveira TA, Jarroug K, Rego RV, Reyes A, Ferreira FR, Imparato JC, Braga MM. Why do children and adolescents neglect dental flossing? Eur Arch Paediatr Dent. 2017; 18(1): 45-50. doi: https://doi.org/10.1007/s40368-016-0266-4
33. Karimi, M. The Importance of Dental Floss in Improving Children’s Oral Health. CPQ Dentistry. 2018; 1(1): 01-06. doi: https://doi. org/10.23880/oajds-16000195
34. Teixeira AD et al. Conhecimento dos pais e responsáveis sobre hábitos saudáveis de higiene bucal e dieta na infância. Rev Fac Odontol. 2020; 61(2): 13-21. doi: https://doi.org/10.22456/2177-0018.101940
35. Monteiro S, Vargas E. Educação, comunicação e tecnologia educacional: interfaces com o campo da saúde. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.
36. Luiz RR, Costa AJL, Nadanovsky P. Epidemiologia e bioestatística em odontologia. 4ª ed. São Paulo: Atheneu; 2008.
37. Piva F, Pereira JT, Luz PB, Hashizume LN, Hugo FN, Araujo, FBD. A longitudinal study of early childhood caries and associated factors in Brazilian children. Braz Dent J. 2017; 28(2): 241-248. doi: https://doi.org/10.1590/0103-6440201701237
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 CCBY Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.