Consumo alimentar de escolares do ensino público e privado de Mucambo, Ceará, Brasil
DOI: 10.15343/0104-7809.20184202434458
Palabras clave:
Planejamento de cardápio. Alimentação Escolar. Ingestão de alimentos.Resumen
Dados referentes aos hábitos de consumo alimentar de crianças de pequenos municípios da região Nordeste do Brasil ainda são limitados. O conhecimento dos hábitos alimentares de crianças em idade escolar é importante na criação de estratégias de educação nutricional, principalmente porque a exposição a certos alimentos pode ser diferente de acordo com o tipo de escola frequentada, se pública ou privada. O presente estudo objetivou comparar o consumo alimentar de crianças de uma escola pública e de uma escola particular no município de Mucambo, Ceará. O estudo foi realizado com 90 escolares de 9 a 12 anos, utilizando-se um questionário de frequência alimentar para avaliação do consumo de itens pertencentes aos grupos de “leite e derivados”, “carnes e ovos”, “frutas e hortaliças”, “cereais e leguminosas”, “gorduras” e “refrigerantes e petiscos”. Os alimentos de maior consumo diário pelos escolares foram arroz, margarina/ou manteiga e pão. Foi observada uma ingestão muito baixa de leite e derivados, frutas e hortaliças e pescado. Inversamente, o consumo de embutidos/carne processada mostrou ser elevado. Verificou-se também que o consumo de refrigerante e salgados fritos foi significativamente maior (P < 0,05) entre os alunos da escola particular. Já os itens macarrão, feijão e os biscoitos salgados foram significativamente mais consumidos (P < 0,05) pelas crianças da escola pública. Os resultados obtidos são importantes para reforçar a necessidade de estratégias e programas de educação nutricional para as famílias e no ambiente escolar, especialmente nas pequenas cidades brasileiras.