Recursos mobilizados na preceptoria de enfermagem: um estudo em Grounded Theory

10.15343/0104-7809.202246161172

Autores/as

  • Guida Maria Marques da Silva Amaral Doutoranda na Universidade Católica Portuguesa - UCP, Lisboa, Portugal; integrated member at NURSE´IN-UIESI - Setúbal, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-6691-1331
  • Amélia Simões Figueiredo Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), Universidade Católica Portuguesa – UCP. Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-2908-4052

Palabras clave:

Educação em Enfermagem. Preceptoria. Competência profissional. Teoria Fundamentada. Pesquisa em Enfermagem.

Resumen

O desenvolvimento de competências implica a mobilização de recursos considerando a aprendizagem pessoal, a formação educacional e a experiência profissional. A qualidade das competências depende da combinação de recursos pessoais e do meio ambiente. O objetivo deste estudo foi identificar os recursos que são mobilizados no desenvolvimento de competências do enfermeiro preceptor. Foi realizado um estudo qualitativo com base na Grounded Theory. O estudo decorreu em dois serviços de um hospital da área metropolitana de Lisboa, de novembro de 2018 a dezembro de 2019. As entrevistas foram realizadas a enfermeiros em diferentes estádios do Modelo de Desenvolvimento Sócio-Profissional de Patrícia Benner e com diferentes experiências na orientação de estudantes de Enfermagem. A amostragem teórica foi conduzida de acordo com as necessidades identificadas na codificação dos dados. A análise e tratamento dos dados foi realizada de acordo com a metodologia da Grounded Theory. Os recursos mobilizados no desenvolvimento de competências do enfermeiro preceptor foram caracterizados como endógenos e exógenos. Os endógenos referem-se às características individuais, habilidades e experiências vividas. Os exógenos são a equipe de Enfermagem e o professor. Os enfermeiros, suportados pela equipa de Enfermagem, mobilizam caraterísticas individuais e habilidades no seu desenvolvimento de competências enquanto preceptores. A identificação destes recursos poderá definir indicadores para o perfil de preceptor e contribuir para a capacitação de enfermeiros preceptores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

1. OE. Ordem dos Enfermeiros [Internet]. REPE. Estatutos. 2015. [acesso 2020 Fev. 13]. Disponível em: https://www.ordemenfermeiros.pt/ arquivo/publicacoes/Documents/nEstatuto_REPE_29102015_VF_site.pdf.
2. Mikkonen K, Tomiettoa M, Cicolinib G, Kaucicc B, Filejc B, Riklikiened O, Juskauskiened E, Vizcaya-Morenoe F, Perez-Canaverase R, Raeveh P, Kaariainena M. Development and testing of an evidence-based model of mentoring nursing students in clinical practice. Nurse Educ Today [Internet]. 2020 Fev [acesso 2020 Ago 3];85:104272:1-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S0260691719309980?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2019.104272
3. Ignacio J, Chen H-C. Cognitive integration in health professions education: Development and implementation of a collaborative learning workshop in an undergraduate nursing programme. Nurse Educ Today [Internet]. 2020 Jul [acesso 2020 Ago 3];90:104436-5. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691719308925?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104436
4. Le Boterf G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed; 2003.
5. Perrenoud P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Pátio Rev Pedagógica [Internet]. 1999 Nov [acesso 2020 Ago 3];11:15-19. Disponível em: https://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html
6. Benner P. De Iniciado a Perito: Excelência e Poder na Prática de Enfermagem. Coimbra: Quarteto Editora; 2001.
7. Tabari-Khomeiran R, Kiger A, Parsa-Yekta Z, Ahmadi F. Competence Development Among Nurses: The Process of Constant Interaction. J Continuing Educ Nursing [Internet]. 2007 [acesso 2020 Fev 10];38(5):211-218 Disponível em: https://journals.healio.com/doi/10.3928/00220124- 20070901-01 DOI: 10.3928/00220124-20070901-01
8. MacLaren J. Supporting nurse mentor development: An exploration of developmental constellations in nursing mentorship practice. Nurse Education Practice [Internet]. 2018 Jan [acesso 2020 Fev 17];28:66-75. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/ S1471595317306443?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nepr.2017.09.014
9. Teiw L, Koh C, Creedy D, Tam W. Graduate nurses evaluation of mentorship: development of a new tool. Nurse Education Today [Internet]. 2017 Jul [acesso 2019 Jun 15];54:77-82. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28494331/ DOI: 10.1016/j.nedt.2017.04.016.
10. Ojemani M, Niles P, Mfaume S, Kapologwe N, Deng L, Stafford R, Voeten M, Theonestina K, Budin W, Chhun N, Squires A. A case study or building capacity to improve clinical mentoring and maternal child health in rural Tanzania: the path to implementation. BMC Nursing [Internet]. 2017 Set [acesso 2019 Jun 15];16(57):1-9. Disponível em: https://bmcnurs.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12912-017-0252-0.pdf DOI: 10.1186/s12912-017-0252-0.
11. Strauss A, Corbin J. Basics of Qualitative Research. Techniques and Procedures for Grounded Theory. London: Sage Publications; 2014.
12. Halaweh M, Fidler C, McRobb S. Integrating the Grounded Theory Method and Case Study Research Methodology Within IS Research: A Possible 'Road Map'. ICIS. [Internet]. 2008 Dec 09 [acesso 2020 Ago 3];1-15. Disponível em https://aisel.aisnet.org/icis2008/165
13. Amaral G, Figueiredo A. Desenvolvimento de competências dos enfermeiros orientadores: uma visão de peritos. Rev Enfermagem Referência [Internet]. 2021 Nov 21 [acesso 2022 Mar 22]; 5(5):1-8. Disponível em: https://rr.esenfc.pt/rr/index. php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3817&id_revista=55&id_edicao=242 DOI: 10.12707/RV20036.
14. Núñez C, Reinoso L, Raines C, Fuentes P. In-depth Knowledge of the Role of the Clinical Mentor. Investigación y Educación en Enfermería [Internet]. 2017 Ago 12 [acesso 2020 Fev 18]; 35(3):356-363. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/iee/article/view/329214 DOI: 10.17533/udea.iee.v35n3a12
15. Borrallo-Riego A, Magni E, Jiménez-Álvarez J, Fernández-Rodríguez V, Guerra-Martín M. Health Sciences Students’ Perceptions of the Role of the Supervisor in Clinical Placements. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2021 Abr 21 [acesso 2022 Mar 22];18(9):1-12. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33919463/ DOI: 10.3390/ijerph18094427.
16. Mahasneh D, Shoqirat N, Hadid L, Alja'afreh M, Shosha G. Nursing students' experience of clinical supervision and contributing factors in Jordan. Nurse Educ Today [Internet]. 2020 Set [acesso 2020 Ago 5];92:104515:1-5. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/ article/abs/pii/S0260691720300459?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104515
17. Zuriguel-Pérez E, Falcó-Pegueroles A, Agustino-Rodríguez S, Gómez-Martín M, Roldán-Merino J, Lluch-Canut M. Clinical nurse’s critical thinking level according to sociodemographic and professional variables (Phase II): A correlational study. Nurse Educ Practice [Internet]. 2019 Nov [acesso 2020 Ago 4];41:102649:1-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595318308746?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nepr.2019.102649
18. Teferra A, Mengistu D. Knowledge and attitude towards nursing clinical preceptorship among Ethiopian nurse educators: An institution-based cross-sectional study [Internet]. Internat J Africa Nursing Sciences. 2017 [acesso 2020 Fev 10];7:82-88. Disponível em: https://www.sciencedirect. com/science/article/pii/S2214139117300410?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.ijans.2017.10.001
19. Ferreira F, Dantas F, Valente G. Saberes e competências do enfermeiro para preceptoria em unidade básica de saúde. Rev Brasileira Enfermagem [Internet]. 2018 [acesso 2020 Fev 12];71(4):1657-65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/DB6ybJYCkHmVJscwqw95qds/?lang=en. Doi: 10.1590/0034-7167-2016-0533
20. Lillekroken D. Teaching Basic Nursing Care: Nurse Preceptors’ Perceptions about Changing the Teaching Context from the Clinical Setting to a School Simulation Lab. Internat J Nursing Education Scholarship [Internet]. 2019 Jan 15 [acesso 2022 Fev 2];16 (1):1-10. Disponível em: https:// www.degruyter.com/document/doi/10.1515/ijnes-2018-0033/html DOI: 10.1515/ijnes-2018-0033
21. Lethale S, Makhado L, Koen M. Factors influencing preceptorship in clinical learning for an undergraduate nursing programme in North West Province of South Africa. Internat J Africa Nursing Sciences [Internet]. 2019 [acesso 2022 Fev 23];10:19-25. Disponível em: https://www. sciencedirect.com/science/article/pii/S2214139117300896 DOI: 10.1016/j.ijans.2018.11.006
22. Wong S, Kowitlawakul Y. Exploring perceptions and barriers in developing critical thinking and clinical reasoning of nursing students: A qualitative study. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Dec [acesso 2020 Ago 4]; 95:104600:1-6. Disponível em: https://www.sciencedirect. com/science/article/abs/pii/S0260691720314507?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104600
23. Pereira A, Almeida C, Rodrigues V, Escola, J. Educação em Saúde à criança/adolescente/família: construção e validação de uma escala. Mundo Saúde [Internet]. 2020 Out 01 [acesso 2020 Out 29];44:e0782020:486-497. Disponível em: https://revistamundodasaude.emnuvens. com.br/mundodasaude/article/view/986 DOI: 10.15343/0104-7809.202044486497
24. Finkler R, Silva A, Bonamigo A. Visão dos preceptores quanto à preceptoria e o acolhimento do estudante de graduação na atenção primária à saúde. Research Society Develop [Internet]. 2019 Jan 01 [acesso 2020 Fev 22];8(2):1-17. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/ article/view/557 DOI: 10.33448/rsd-v8i2.557
25. Liu H-Y. Inter-professional nursing education and the roles of swift trust, interaction behaviors, and creativity: A cross-sectional questionnaire survey. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Dec [acesso 2020 Ago 3];95:104598:1-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/ science/article/pii/S0260691720314489?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104598
26. Wu X, Enskär K, Heng D, Pua L, Wang W. Clinical nurse leaders’ and academics’ perspectives in clinical assessment of final-year nursing students: A qualitative study. Nursing Health Sciences [Internet]. 2017 Mar 30 [acesso 2020 Fev 12];19:287-293. Disponível em: https:// onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/nhs.12342 DOI: 10.1111/nhs.12342
27. Terra J, Berssaneti F. Acreditação hospitalar e seus impactos nas boas práticas em serviços da saúde. Mundo Saúde [Internet]. 2017 [acesso 2020 Out 28];41(1):11-17. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/mundo_saude_artigos/acreditacao_hospitalar_impactos. pdf DOI: 10.15343/0104-7809.201741011117
28. Wu C, Palmer M, Sha K. Professional identity and its influencing factors of first-year post-associate degree baccalaureate nursing students: A cross-sectional study. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Jan [acesso 2020 Ago 2];84:104227:1-5. Disponível em: https://www.sciencedirect. com/science/article/abs/pii/S0260691719308330?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2019.104227
29. Dudley M, Khaw D, Botti M, Hutchinson A. The relationship between the undergraduate clinical learning environment and work readiness in new graduate nurses: A pre-post survey study. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Nov [acesso 2020 Nov 2];94:104587:1-8. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691720314374?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104587
30. Pedregosa S, Fabrellasb N, Riscoc E, Pereirad M, Dmoch-Gajzlerskae E, Şenuzunf F, Marting S, Zabaleguia A. Effective academic-practice partnership models in nursing students' clinical placement: A systematic literature review. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Dec [acesso 2020 Ago 3];95:104582:1-14. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691720314325?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104582
31. Yia Y, Lee H, Park K. The role of academic-practice partnerships from perspectives of nursing students: A cross -sectional study. Nurse Education Today [Internet]. 2020 Jun [acesso 2020 Ago 2];89:104419:1-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S0260691719319604?via%3Dihub DOI: 10.1016/j.nedt.2020.104419

Publicado

2022-06-27

Cómo citar

Marques da Silva Amaral, G. M., & Simões Figueiredo, A. (2022). Recursos mobilizados na preceptoria de enfermagem: um estudo em Grounded Theory: 10.15343/0104-7809.202246161172. O Mundo Da Saúde, 46, 161–172. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1349

Número

Sección

Articles