Hábitos alimentares associados ao desvio nutricional em estudantes de educação básica
DOI: 10.15343/0104-7809.20184202478498
Palabras clave:
Alimentação Saudável. Estado Nutricional. Obesidade.Resumen
O objetivo do estudo foi identificar e analisar o índice de desvio nutricional em estudantes de educação básica, de um município do Rio Grande do Sul (RS), na perspectiva de promoção da alimentação saudável. Realizou-se um questionário e avaliação antropométrica de 540 estudantes. Foi identificado Índice de Massa Corporal (IMC) de acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados indicaram que 67,9% dos estudantes apresentaram peso adequado e 32% tem desvio nutricional, entre baixo peso (6,6%), sobrepeso (14,4%) ou obesidade (10,9%). A escola H foi a que apresentou um maior percentual de estudantes com desvio do estado nutricional (43,2%), sendo 9,2% com obesidade, 21,7% com sobrepeso e 12,3% com baixo peso. Porém, ao comparar as turmas, foi o 8º ano A da escola G que teve maior desvio nutricional, com 55%. O elevado desvio nutricional evidenciou risco para a saúde, visto que consomem baixa quantidade de frutas e verduras e elevado consumo de alimentos de alto valor calórico.