Programa Saúde na Escola em instituições de educação básica estaduais e municipais

DOI: 10.15343/0104-7809.20184203782806

Autores/as

  • Ana Cristina de Moraes State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.
  • Alessandra Crystian Engles dos Reis State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.
  • Rosa Maria Rodrigues State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.
  • Solange de Fátima Reis Conterno State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.
  • Karen Peres Hernandes State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil
  • Larissa Fungueto State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.
  • Tamara Tasca Faller State University of Western Paraná. Cascavel / PR, Brazil.

Palabras clave:

Educação. Saúde. Saúde Escolar.

Resumen

Em 2007 o governo federal instituiu o Programa Saúde na Escola para desenvolver, de forma intersetorial, ações de saúde na escola pautadas na integralidade, intersetorialidade e promoção da saúde. Este estudo objetivou comparar a implementação do Programa Saúde na Escola em escolas da educação básica estaduais e municipais em cinco municípios paranaenses. Estudo exploratório de abordagem qualitativa realizado com professores, diretores e demais profissionais que foram entrevistados conforme roteiro estruturado com questões abertas e fechadas. Os dados foram submetidos à análise temática com auxílio do software Nvivo. Nas escolas municipais, a ênfase dos conteúdos trabalhados é para as atividades de alimentação e hábitos de vida saudável, nas estaduais estão voltadas para a sexualidade, prevenção de gravidez e violência. Nas escolas municipais a intersetorialidade emergiu como contribuinte no atendimento as demandas dos escolares e promoção de saúde, por meio de ações de melhoria na qualidade de vida dos escolares e de seus familiares. Nas Estaduais percebeu-se o distanciamento e falta de entrosamento entre os setores saúde e educação, prejudicando a qualidade das ações. Em ambas relatam falta de formação dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a intersetorialidade, a integralidade e a formação dos profissionais para atuar no programa.

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

de Moraes, A. C., Crystian Engles dos Reis, A. ., Rodrigues, R. M. ., Reis Conterno, S. de F. ., Peres Hernandes, K. ., Fungueto, L. ., & Tasca Faller, T. . (2018). Programa Saúde na Escola em instituições de educação básica estaduais e municipais: DOI: 10.15343/0104-7809.20184203782806. O Mundo Da Saúde, 42(3), 782–806. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/120