Publicidade de alimentos para crianças em televisão por assinatura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e11362021PPalabras clave:
Alimentação Infantil, Legislação, Propaganda, Consumo NutricionalResumen
A Resolução Nº 163/2014 versa sobre a abusividade de propagandas em geral direcionadas ao público infantil. Considerando a relevância do tema para a saúde coletiva, faz-se importante a realização de pesquisas acerca do assunto. O objetivo foi investigar a adequação da publicidade de alimentos à Resolução Nº 163/2014 em propagandas veiculadas por canais de TV por assinatura, no Brasil, direcionados ao público infantil. Estudo transversal, quantitativo e descritivo. Gravou-se, simultaneamente, a programação de dois canais de televisão por assinatura de maior audiência, destinados ao público infantil no Brasil, por 03 dias completos e consecutivos. Utilizou-se questionário estruturado para sistematizar os dados. Classificou-se em sete grupos os alimentos/produtos veiculados nas propagandas: doces, bebidas, cereais, restaurante/pizzaria, fast-food, produtos lácteos e salgadinhos. Identificou-se seis tipos de apelo mercadológico nas propagandas analisadas: nutricional, afetivo, gustativo, auditivo, visual e promocional. Realizou-se Análise de Componentes Principais. Mais de 50% das horas de gravação foram utilizadas para veicular propagandas com conteúdo alimentar para o público infantil. O estímulo às emoções e afetividade foi o principal apelo utilizado para divulgar os produtos. Verificou-se a promessa de benefícios nutricionais, ofertas de brindes e promoções e estímulos auditivos, visuais, olfativos e gustativos. Conclui-se que a publicidade de alimentos não obedece às normas estabelecidas pela Resolução e contrariam as recomendações que caracterizam os hábitos alimentares adequados.
Descargas
Citas
Araújo VES. A influência da publicidade no consumo infantil: Uma ação motivadora no consumo das famílias [monografia]. Brasília: Centro Universitário de Brasília. Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais - FATECS. 2016. Disponível em: https://repositorio. uniceub.br/jspui/handle/235/9514
Santos PVF, Luz CRM. História da televisão: do analógico ao digital. Imovcom [revista em Internet]. 2013 [acesso 05 de junho 2014]; 4(1):34-46. Disponível em: https://docplayer.com.br/17271250-Historia-da-televisao-do-analogico-ao-digital.html
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) - Síntese de Indicadores 2015 [publicação na Internet]. IBGE. 2016 [acesso 05 de outubro de 2017]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/ livros/liv98887.pdf
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [página da internet]. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2017-2018) [acesso 19 de outubro de 2019]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?edicao=20652&t=o-que-e
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2015 [publicação na Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2016 [acesso 19 de outubro de 2019]. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-2004.html
Alana. Publicidade Infantil na TV paga: Monitoramento 2019 [publicação na Internet]. São Paulo: Criança e Consumo; 2019 [acesso 08 de outubro de 2020]. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/relatorio-monitoramento-de publicidade-em-canais-tv-fechada-2019.pdf
Prado RADP, Acevedo CR, Lopes EL, Moretti SLA, Silva MA. Propaganda televisiva para crianças: um ensaio teórico sobre sua regulamentação nacional e internacional. Rev Adm UEG [revista em Internet]. 2012 [acesso 20 de agosto de 2014]; 3(2):1689–99. Disponível em: https://www.academia.edu/30810229/propaganda_televisiva_para_crian%c3%87as_um_ensaio_te%c3%93rico_ sobre_sua_regulamenta%c3%87%c3%83o_nacional_e_internacional
Ueda MH, Porto RB, Vasconcelos LA. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psic Teor e Pesq [revista em Internet]. 2014 [acesso 15 de agosto de 2014]; 30(1):53–61. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007
Ferreira MCO, Silva MF, Silva JG, Cucato JST, Bizarrias FS. Influência do consumidor infantil no processo de compra familiar. Anais do Congresso Internacional de Administração; 13-17 ago 2018; Sucre - Bolívia; Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidad Mayor San Francisco Xavier; 2018 [acesso 09 de outubro de 2019]. Disponível em: https://admpg2018.com.br/anais/2018/ arquivos/06032018_220608_5b14983c6a9a8.pdf
Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. 2 ed. [publicação na Internet] Brasília: Ministério da Saúde. 2014 [acesso 19 de agosto de 2014]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/ guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view
Paiva MS, Souza KCA, Mendes MLGC. O mundo imaginário da publicidade infantil. CMC [revista em Internet]. 2014 [acesso 19 de outubro de 2014]; 11(32):73-92. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/625
Gonçalves AS. Publicidade de consumo dirigida ao público infantil: regulamentação estatal e ação comunitária [publicação na Internet]. Santa Cruz do Sul (RS): Essere nel Mondo; 2017 [acesso 01 de outubro de 2019]. Disponível em: https://www.esserenelmondo. com/pt/direito-publicidade-de-consumo-dirigida-ao-pUblico-infantil-regulamentaCAo-estatal-e-aCAo-comunitAria-ebook110.php
Pitol YU, Catalan MJ. A comunicação mercadológica direcionada ao público infantil: uma análise empírica de embalagens de doces à luz da Resolução n. 163/2014 do CONANDA. Anais da XII Semana Científica Unilasalle – SEFIC 2016; 17-21 out 2016; Canoas (RS); Unilasalle; 2016 [acesso 11 de novembro de 2019]. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/index.php/sefic2016/article/view/364
Cardoso AAR, Lima MRS, Campos MOC. Educação nutricional para pais e pré-escolares em uma creche. Rev Bras Promoç Saúde [revista em Internet]. 2019 [acesso 11 de novembro de 2019]; 32:8926. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.8926
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC): Orientações para implementação [publicação na Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [acesso 11 de novembro de 2019]. Disponível em: https:// portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/pnaisc/
Caivano S, Lopes RF, Sawaya AL, Domene SMÁ, Martins PA. Conflitos de interesses nas estratégias da indústria alimentícia para aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e os efeitos sobre a saúde da população brasileira. Demetra [revista em Internet]. 2017 [acesso 19 de outubro de 2019]; 12(2):349–60. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26928
Barcelos GT, Rauber F, Vitolo MR. Produtos processados e ultraprocessados e ingestão de nutrientes em crianças. Rev Cienc Saúde [revista em Internet]. 2014 [acesso 20 de outubro de 2020]; 7(3):155–61. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1983- 652X.2014.3.19755
Freitas ESL, Tuna SG. Novas metodologias e abordagens em apelos publicitários: formas responsáveis de consumo na publicidade contemporânea. Estudos comunic [revista em Internet] 2015 [acesso 19 de outubro de 2019]; 18:159–76. Disponível em: http:// ec.ubi.pt/ec/19/pdf/n19a08.pdf
CONANDA. Resolução n. 163, 13 de março de 2014. Dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente [Internet]. De março de 2014 [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: https://www.direitosdacrianca.gov.br/conanda/resolucoes/163- resolucao-163-de-13-de-marco-de-2014/
IBOPE. TV por assinatura no Brasil [Internet]. 2014. [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: [endereço eletrônico indisponível; instituto encerrou suas atividades em 2021].
Anvisa. Manual de orientação aos consumidores: educação para o consumo saudável [publicação em Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília, 2005 [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/arquivos/manual_consumidor.pdf
Hongyu K, Sandanielo VLM, Oliveira Junior GJ. Análise de componentes principais: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S [revista em Internet]. 2016 [acesso 15 de julho de 2022]; 5(1):83-90. Disponível em: https://doi.org/10.18607/ES201653398
Rodrigues VM, Fiates GMR. Hábitos alimentares e comportamento de consumo infantil: Influência da renda familiar e do hábito de assistir à televisão. Rev Nutr [revista em Internet]; 2012 [acesso 19 de outubro de 2019]; 25(3):353–62. Disponível em: https://doi. org/10.1590/S1415-52732012000300005
Moura TB, Viana FT, Loyola VD. Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicol cienc prof [revista em Internet]. 2013 [acesso 19 de outubro de 2019]; 33(2):474–89. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414- 98932013000200016
Brasil. Política Nacional de Alimentação e Nutrição [publicação na Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2013 [acesso 21 de outubro de 2019]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf
Mendonça RD, Lopes MS, Freitas PP, Campos SF, Menezes MC, Lopes ACS. Monotonia no consumo de frutas e hortaliças e características do ambiente alimentar. Rev Saúde Pública [revista em Internet] 2019 [acesso 21 de outubro de 2019]; 53:63. Disponível em: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000705
McCann D, et al. Aditivos alimentares e comportamento hiperativo em crianças de 3 e 8/9 anos de idade na comunidade: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. The Lancet [revista em Internet]. 2007 [acesso em 19 de julho 2019]; 370(9598):1560–7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)61306-3
Polônio MLT, Peres F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cad. Saúde Pública [revista em Internet]. 2009 [acesso 15 de dezembro de 2014]; 25(8):1653–66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102- 311X2009000800002
Lima RS, Ferreira Neto JA, Farias RCP. Alimentação, comida e cultura: o exercício da comensalidade. Demetra [revista em Internet]. 2015 [acesso 19 de julho de 2019]; 10(3):507–22. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16072
Vilela D, Ferreira RP, Fernandes EM, Juntolli FV. Pecuária de leite no Brasil: cenários e avanços tecnológicos [publicação na Internet]. Brasília: Embrapa, 2016 [acesso 19 de julho de 2019]. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/ item/164236/1/Pecuaria-de-leite-no-Brasil.pdf
Paiva JB, Magalhães LM, Santos SMC, Santos LAS, Trad LAB. A confluência entre o “adequado” e o “saudável”: análise da instituição da noção de alimentação adequada e saudável nas políticas públicas do Brasil. Cad Saúde Pública [revista em Internet]. 2019 [acesso 19 de de 2019]; 35(8):e00250318. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00250318
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 O Mundo da Saúde
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.