Contribuição do programa de educação pelo trabalho para saúde em “ser profissional do SUS”

DOI: 10.15343/0104-7809.20184203569586

Autores/as

  • Simone Cardoso Lisboa Pereira Federal University of Minas Gerais, School of Nursing, Department of Nutrition. Belo Horizonte - MG, Brazil.
  • Thamiris Rodrigues Macedo Federal University of Minas Gerais, School of Nursing, Department of Nutrition. Belo Horizonte - MG, Brazil.
  • Luana Caroline dos Santos Federal University of Minas Gerais, School of Nursing, Department of Nutrition. Belo Horizonte - MG, Brazil.
  • Claudia Regina Lindgren Alves Associate Professor, Federal University of Minas Gerais, Faculty of Medicine, Department of Pediatrics. Belo Horizonte - MG, Brazil.

Palabras clave:

Representação Social; Programa de Educação pelo Trabalho-PET; Sistema Único de Saúde - SUS; Ciências da Saúde.

Resumen

A proposta do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde) vem oportunizar às instituições de ensino superior a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades sociais, pautada em competências e habilidade para o trabalho em equipe, para a atenção integral à saúde, para a interdisciplinaridade e para os aspectos humanísticos, além de favorecer a efetivação de serviços de saúde mais resolutivos e adequados às necessidades da população. Em face desse cenário, objetivou-se delinear representações sociais sobre “Ser profissional do SUS” na perspectiva de graduandos de 12 cursos de Ciências da Saúde de uma Universidade Federal. Foram obtidos dados secundários de 234 candidatos à terceira oferta do PET-Saúde na instituição, a partir do teste projetivo de evocação livre por meio do termo indutor “Ser profissional do SUS”, aplicado por professores tutores do Programa. O software EVOC® foi utilizado para as análises das representações sociais, sendo os produtos organizados conforme a vivência prévia no referido programa. Verificou-se dentre aqueles com experiência anterior no PET-Saúde (n=98) componentes representacionais pautados na proposta do SUS tais como “Atendimento multiprofissional”, “Universalidade”, “Integralidade” e “Humanização”. Já na perspectiva do outro grupo, não houve alusão direta às diretrizes e princípios dos SUS como elementos do núcleo central das representações sociais. Esses resultados apontam que a experiência no PET-Saúde pode contribuir fortemente para a formação de profissionais de saúde atentos às demandas sociais do SUS.

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Publicado

2018-07-01

Cómo citar

Cardoso Lisboa Pereira, S. ., Rodrigues Macedo, T. ., dos Santos, L. C. ., & Lindgren Alves, C. R. (2018). Contribuição do programa de educação pelo trabalho para saúde em “ser profissional do SUS”: DOI: 10.15343/0104-7809.20184203569586. O Mundo Da Saúde, 42(3), 569–586. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/108