Food advertising on pay-TV for children in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e11362021P

Keywords:

Child Diet, Legislation, Advertising, Nutritional Consumption

Abstract

Resolution No. 163/2014 deals with the abusiveness of advertisements in general aimed at children. Considering the relevance of the topic for public health, it is important to carry out research on the subject. The objective was to investigate the adequacy of food advertising to Resolution No. 163/2014 in advertisements broadcast by pay-TV channels in Brazil, aimed at children. This is a cross-sectional, quantitative, and descriptive study. Simultaneously, the programming of two pay-TV channels with the highest audience, aimed at children in Brazil, was recorded for 03 complete consecutive days. A structured questionnaire was used to systematize the data. The food/products shown in advertisements were classified into seven groups: sweets, drinks, cereals, restaurant/pizzeria, fast food, dairy products, and snacks. Six types of marketing appeal were identified in the advertisements analyzed: nutritional, affective, gustatory, auditory, visual, and promotional. Principal Component Analysis was performed. More than 50% of the recording hours were used to broadcast advertisements with food content for children. Stimulating emotions and affectivity was the main appeal used to publicize the products. Promises of nutritional benefits, offers of gifts and promotions, and auditory, visual, olfactory, and gustatory stimuli were verified. It is concluded that food advertising does not comply with the norms established by the Resolution and goes against the recommendations that characterize adequate eating habits.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Araújo VES. A influência da publicidade no consumo infantil: Uma ação motivadora no consumo das famílias [monografia]. Brasília: Centro Universitário de Brasília. Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais - FATECS. 2016. Disponível em: https://repositorio. uniceub.br/jspui/handle/235/9514

Santos PVF, Luz CRM. História da televisão: do analógico ao digital. Imovcom [revista em Internet]. 2013 [acesso 05 de junho 2014]; 4(1):34-46. Disponível em: https://docplayer.com.br/17271250-Historia-da-televisao-do-analogico-ao-digital.html

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) - Síntese de Indicadores 2015 [publicação na Internet]. IBGE. 2016 [acesso 05 de outubro de 2017]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/ livros/liv98887.pdf

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [página da internet]. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2017-2018) [acesso 19 de outubro de 2019]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?edicao=20652&t=o-que-e

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde do escolar 2015 [publicação na Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2016 [acesso 19 de outubro de 2019]. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/pagina-2004.html

Alana. Publicidade Infantil na TV paga: Monitoramento 2019 [publicação na Internet]. São Paulo: Criança e Consumo; 2019 [acesso 08 de outubro de 2020]. Disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/wp-content/uploads/2019/10/relatorio-monitoramento-de publicidade-em-canais-tv-fechada-2019.pdf

Prado RADP, Acevedo CR, Lopes EL, Moretti SLA, Silva MA. Propaganda televisiva para crianças: um ensaio teórico sobre sua regulamentação nacional e internacional. Rev Adm UEG [revista em Internet]. 2012 [acesso 20 de agosto de 2014]; 3(2):1689–99. Disponível em: https://www.academia.edu/30810229/propaganda_televisiva_para_crian%c3%87as_um_ensaio_te%c3%93rico_ sobre_sua_regulamenta%c3%87%c3%83o_nacional_e_internacional

Ueda MH, Porto RB, Vasconcelos LA. Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças. Psic Teor e Pesq [revista em Internet]. 2014 [acesso 15 de agosto de 2014]; 30(1):53–61. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722014000100007

Ferreira MCO, Silva MF, Silva JG, Cucato JST, Bizarrias FS. Influência do consumidor infantil no processo de compra familiar. Anais do Congresso Internacional de Administração; 13-17 ago 2018; Sucre - Bolívia; Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidad Mayor San Francisco Xavier; 2018 [acesso 09 de outubro de 2019]. Disponível em: https://admpg2018.com.br/anais/2018/ arquivos/06032018_220608_5b14983c6a9a8.pdf

Brasil. Guia alimentar para a população brasileira. 2 ed. [publicação na Internet] Brasília: Ministério da Saúde. 2014 [acesso 19 de agosto de 2014]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/ guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view

Paiva MS, Souza KCA, Mendes MLGC. O mundo imaginário da publicidade infantil. CMC [revista em Internet]. 2014 [acesso 19 de outubro de 2014]; 11(32):73-92. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/625

Gonçalves AS. Publicidade de consumo dirigida ao público infantil: regulamentação estatal e ação comunitária [publicação na Internet]. Santa Cruz do Sul (RS): Essere nel Mondo; 2017 [acesso 01 de outubro de 2019]. Disponível em: https://www.esserenelmondo. com/pt/direito-publicidade-de-consumo-dirigida-ao-pUblico-infantil-regulamentaCAo-estatal-e-aCAo-comunitAria-ebook110.php

Pitol YU, Catalan MJ. A comunicação mercadológica direcionada ao público infantil: uma análise empírica de embalagens de doces à luz da Resolução n. 163/2014 do CONANDA. Anais da XII Semana Científica Unilasalle – SEFIC 2016; 17-21 out 2016; Canoas (RS); Unilasalle; 2016 [acesso 11 de novembro de 2019]. Disponível em: https://anais.unilasalle.edu.br/index.php/sefic2016/article/view/364

Cardoso AAR, Lima MRS, Campos MOC. Educação nutricional para pais e pré-escolares em uma creche. Rev Bras Promoç Saúde [revista em Internet]. 2019 [acesso 11 de novembro de 2019]; 32:8926. Disponível em: https://doi.org/10.5020/18061230.2019.8926

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC): Orientações para implementação [publicação na Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2018 [acesso 11 de novembro de 2019]. Disponível em: https:// portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/pnaisc/

Caivano S, Lopes RF, Sawaya AL, Domene SMÁ, Martins PA. Conflitos de interesses nas estratégias da indústria alimentícia para aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e os efeitos sobre a saúde da população brasileira. Demetra [revista em Internet]. 2017 [acesso 19 de outubro de 2019]; 12(2):349–60. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26928

Barcelos GT, Rauber F, Vitolo MR. Produtos processados e ultraprocessados e ingestão de nutrientes em crianças. Rev Cienc Saúde [revista em Internet]. 2014 [acesso 20 de outubro de 2020]; 7(3):155–61. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1983- 652X.2014.3.19755

Freitas ESL, Tuna SG. Novas metodologias e abordagens em apelos publicitários: formas responsáveis de consumo na publicidade contemporânea. Estudos comunic [revista em Internet] 2015 [acesso 19 de outubro de 2019]; 18:159–76. Disponível em: http:// ec.ubi.pt/ec/19/pdf/n19a08.pdf

CONANDA. Resolução n. 163, 13 de março de 2014. Dispõe sobre a abusividade do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança e ao adolescente. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente [Internet]. De março de 2014 [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: https://www.direitosdacrianca.gov.br/conanda/resolucoes/163- resolucao-163-de-13-de-marco-de-2014/

IBOPE. TV por assinatura no Brasil [Internet]. 2014. [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: [endereço eletrônico indisponível; instituto encerrou suas atividades em 2021].

Anvisa. Manual de orientação aos consumidores: educação para o consumo saudável [publicação em Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília, 2005 [acesso 19 de dezembro de 2014]. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/arquivos/manual_consumidor.pdf

Hongyu K, Sandanielo VLM, Oliveira Junior GJ. Análise de componentes principais: resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S [revista em Internet]. 2016 [acesso 15 de julho de 2022]; 5(1):83-90. Disponível em: https://doi.org/10.18607/ES201653398

Rodrigues VM, Fiates GMR. Hábitos alimentares e comportamento de consumo infantil: Influência da renda familiar e do hábito de assistir à televisão. Rev Nutr [revista em Internet]; 2012 [acesso 19 de outubro de 2019]; 25(3):353–62. Disponível em: https://doi. org/10.1590/S1415-52732012000300005

Moura TB, Viana FT, Loyola VD. Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicol cienc prof [revista em Internet]. 2013 [acesso 19 de outubro de 2019]; 33(2):474–89. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414- 98932013000200016

Brasil. Política Nacional de Alimentação e Nutrição [publicação na Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2013 [acesso 21 de outubro de 2019]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_alimentacao_nutricao.pdf

Mendonça RD, Lopes MS, Freitas PP, Campos SF, Menezes MC, Lopes ACS. Monotonia no consumo de frutas e hortaliças e características do ambiente alimentar. Rev Saúde Pública [revista em Internet] 2019 [acesso 21 de outubro de 2019]; 53:63. Disponível em: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000705

McCann D, et al. Aditivos alimentares e comportamento hiperativo em crianças de 3 e 8/9 anos de idade na comunidade: um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. The Lancet [revista em Internet]. 2007 [acesso em 19 de julho 2019]; 370(9598):1560–7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)61306-3

Polônio MLT, Peres F. Consumo de aditivos alimentares e efeitos à saúde: desafios para a saúde pública brasileira. Cad. Saúde Pública [revista em Internet]. 2009 [acesso 15 de dezembro de 2014]; 25(8):1653–66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102- 311X2009000800002

Lima RS, Ferreira Neto JA, Farias RCP. Alimentação, comida e cultura: o exercício da comensalidade. Demetra [revista em Internet]. 2015 [acesso 19 de julho de 2019]; 10(3):507–22. Disponível em: https://doi.org/10.12957/demetra.2015.16072

Vilela D, Ferreira RP, Fernandes EM, Juntolli FV. Pecuária de leite no Brasil: cenários e avanços tecnológicos [publicação na Internet]. Brasília: Embrapa, 2016 [acesso 19 de julho de 2019]. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/ item/164236/1/Pecuaria-de-leite-no-Brasil.pdf

Paiva JB, Magalhães LM, Santos SMC, Santos LAS, Trad LAB. A confluência entre o “adequado” e o “saudável”: análise da instituição da noção de alimentação adequada e saudável nas políticas públicas do Brasil. Cad Saúde Pública [revista em Internet]. 2019 [acesso 19 de de 2019]; 35(8):e00250318. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00250318

Published

2023-11-22

How to Cite

Cordeiro, L. de C., Sousa, A. M. de, Paiva, J. B. de, & Sá, N. N. B. de. (2023). Food advertising on pay-TV for children in Brazil. O Mundo Da Saúde, 47. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202347e11362021P