Instruções aos autores

Custo de publicação

  • No ato da submissão é requerido um depósito de R$ 50,00 (cinquenta reais) não reembolsáveis.
    • Santander 033 - Agência 0389 - Conta corrente 13003134-1

      Favorecido: União Social Camiliana - CNPJ 58.250.689/0004-35

  • Para publicação o custo é de R$ 50,00 (cinquenta reais) por página final editorada.
    • Santander 033 - Agência 0389 - Conta corrente 13003134-1

      Favorecido: União Social Camiliana - CNPJ 58.250.689/0004-35

 

Serão aceitos apenas

Artigos originais. Deve conter: introdução (apresentação de justificativa, objetivos e referenciais teóricos), metodologia (casuística e procedimentos), resultados, discussão, conclusão e referências.

A Revista O Mundo da Saúde não aceita: Artigo de Revisão; Relato de Experiência; Estudo de Caso; Comunicação.

Informações Complementares

  • Artigo — deve ter até 30.000 caracteres com espaços, excluindo resumo, tabelas, gráficos, ilustrações e referências.
  • Referências — devem limitar-se a 40 (quarenta), salvaguardadas as devidas exceções.
  • São aceitos apenas 07 autores por artigo.
  • Não serão aceitas (sob nenhuma hipótese) novas inserções de autores, durante e após o processo de apreciação do artigo. Serão considerados autores do artigo, àqueles inseridos quando do cadastro do artigo na plataforma.

Preparo dos manuscritos

As normas para a apresentação de manuscritos para a revista O Mundo da Saúde, estão descritas em nossa Política Editorial (disponível no item apresentação) e baseiam-se no documento 'Requisitos de uniformidade para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos e declarações suplementares do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos'.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Características técnicas

Formato

• Texto gravado em extensão doc ou docx, em fonte times new roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e folha tamanho A4, com todas as margens de 2,0 cm.

Idioma

• Serão aceitos textos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol.

Tópicos do manuscrito

• Os tópicos a compor o manuscrito devem ser apresentados cada um deles em página própria, obedecendo à seguinte sequência: página de identificação, resumo e descritores, texto, tabelas, gráficos e quadros, agradecimentos, referências.

Folha de rosto

Primeira página do artigo com os dados dos autores: 

a) título do artigo – Em caixa baixa, completo, incorporando, se necessário, título complementar ou subtítulo, e conciso. Limite de 95 caracteres incluindo espaços.

b) nome de cada autor por extenso, sem abreviações. A partir de abril de 2017 é aceito apenas 07 autores por artigo.

c) vínculo institucional, incluindo o departamento/setor, cidade, estado e país.

d) endereço para correspondência e endereço eletrônico do autor responsável pelo manuscrito.

e) no caso de o pesquisador ter recebido auxílio, mencionar o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.

f) no caso de o manuscrito resultar de tese, indicar o nome do autor, título, ano e instituição onde foi apresentada.

Conflitos de Interesse

Todos os participantes no processo de publicação e avaliação por pares devem revelar as relações que possam ser consideradas potenciais conflitos de interesses. Os conflitos de interesse existem quando um autor (ou sua instituição), o parecerista ou editor tem vínculos de ordem financeira ou pessoal que influencia impropriamente suas ações.

Resumos e palavras-chave

Resumo — estruturado em português e inglês (abstract) com no máximo 250 palavras, enunciando introdução, objetivo do estudo ou investigação, metodologia, resultados e discussão, conclusões mais importantes. Texto escrito sequencialmente sem a menção dos subtítulos. (vide modelo no Anexo A).

Palavras-chave — citação de três a cinco palavras-chave tendo como referência o Vocabulário Controlado em Ciências da Saúde — DeCS da BIREME ou, se em inglês, do Medical Subject Headings (MeSH).

Corpo do texto

Tabelas, gráficos — devem ser incorporados ao manuscrito desde que com as citações de: título, fonte, ano e dados complementares, se houver, e numerados consecutivamente, com algarismos arábicos, segundo a ordem de citação no texto.

Ilustrações — devem estar em alta resolução, com no mínimo 300 dpi.

a) se houver ilustração extraída de outro trabalho, previamente publicado, o autor deve solicitar autorização, por escrito, para sua reprodução.

b) caso sejam utilizadas imagens de pessoas, só serão veiculadas se acompanhadas de permissão por escrito para divulgação.

Abreviaturas e Símbolos — se houver, devem ser incorporados ao manuscrito de forma padronizada, seguidos das respectivas legendas.

Agradecimentos

Ao final do manuscrito, podem ser mencionados os agradecimentos, destacando: as contribuições de profissionais por orientações técnicas e/ou apoio financeiro ou material, especificando a sua natureza. Os citados nos agradecimentos devem autorizar expressamente sua menção. Os autores devem se responsabilizar, mediante assinatura de termo específico, por essa autorização.

Referências

a) cada citação no texto deve ser indicada com um número sobrescrito.

b) as referências devem ser apresentadas segundo as “Orientações para publicação de referências em artigos científicos na área da saúde”, conforme a normalização de Vancouver.

Exemplos segundo Requisitos de uniformidade para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos e declarações suplementares do Comitê Internacional de Editores de Periódicos Médicos (Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: writing and editing for Medical Publication):

REGRAS GERAIS DE CITAÇÃO NO TEXTO

Citação no texto:  Numeração com sobrescrito, ex: 1,2

ARTIGOS DE PERIÓDICOS

Para citar artigos de periódicos seguindo as Normas Vancouver, primeiramente é preciso colocar o nome do autor ou autores, seguido do título do artigo em questão, a abreviatura da revista onde ele se encontra, o ano de publicação, o volume e o número da página inicial e final do material que está sendo citado e o número da citação.

Exemplo de citação de artigo de periódico

Dentro do texto

Segundo Silva [2], o Zica vírus se proliferou rapidamente nas regiões Nortes e Nordeste devido as condições precárias da grande maioria da população.

No caso de revistas que tenham mais de seis autores, deve-se usar o sobrenome daquele que aparece em primeiro no periódico, seguido da abreviatura “et al.”. Até seis, todos devem constar na citação na mesma ordem que aparecem na revista.

Nas referências

[2] Silva J. Zica: o que é, como surgiu e suas principais consequências dentro da saúde pública brasileira. Rev Saúde Foco. 2017; 35; 1102-1111.

 

ARTIGOS DE PERIÓDICO ONLINE

No caso das revistas online, para fazer a citação seguindo as Normas Vancouver, é preciso colocar o nome do autor ou autores, seguido do título do artigo, o nome da revista onde ele foi publicado, o ano de publicação seguido do de consulta, o volume do periódico, a numeração das páginas e o endereço de acesso.

Exemplo de citação de revista online

Dentro do texto

Um dos grandes problemas do Sistema único de Saúde é que ele não consegue comportar a quantidade de pacientes, tanto pela falta de recursos, como, também, pelo mau hábito do brasileiro de cuidar da própria saúde, evitando vícios, por exemplo. [3]

Nas referências

[3] Pereira I, Silva M, Gomes T, Almeida L. SUS: Porque o modelo se tornou obsoleto dentro do Brasil?. Rev Saúde  Foco [revista em Internet] 25 de novembro de 2014; acesso 25 de janeiro de 2017; 32. Disponível em: http://www.saudeemfoco.es/sus.html

ARTIGO DE JORNAL

Para citar jornais seguindo as Normas Vancouver, além do autor e nome do artigo, também é necessário colocar o nome do jornal onde ele foi publicado, bem como o ano de publicação, seguido da seção, número da página e coluna, se houver.

Exemplo de citação de jornal

Dentro do texto

Uma pesquisa recente do IBGE demonstrou que houve um aumento de mais de 40% por planos de saúde particulares. [4]

Nas referências

[4] Almeida L. Cresce a procura por planos particulares de saúde em todo o Brasil. Folha Brasil. 30 jan 2016; Caderno Saúde: 8-9.

LIVROS

No caso das citações de livros seguindo as Normas Vancouver, é preciso colocar o nome do autor (autores), o título da publicação, a edição do livro, o lugar onde ele foi publicado o editorial e o ano.

Só é preciso indicar a edição da segunda em diante, usando uma abreviação em números arábicos e abreviatura, exemplo 2ª ed. Se a publicação tiver mais de um volume, é preciso, também colocar o número dele logo após o título do livro.

Exemplo de citação de livro

Dentro do texto

As doenças respiratórias ocorrem, principalmente, em ambientes que possuem constantes mudanças de temperatura. [5]

Nas referências

[5] Silva J. Doenças respiratória no Brasil. 9ª ed, Vol 4. São Paulo: Atlas; 2014.

LIVROS ELETRÔNICOS (E-BOOKS)

Para citar livros eletrônicos (e-Books), é preciso colocar o nome do autor (autores), seguido do título do livro, a edição a obra, o lugar onde ele foi publicado, o ano de publicação e a data de acesso ao conteúdo, e, por fim, o endereço eletrônico.

Exemplo de citação de livros eletrônicos (e-Books):

Dentro do texto

Segundo vários estudos, o aumento do número de casos de obesidade, depressão e ansiedade está ligado diretamente a rotina estressante de grande parte da população brasileira. [6]

Nas referências

[6] Gomes C. Um retrato sobre as doenças modernas [livro eletrônico]. Curitiba: STA; 2016. Acesso em 15 de fevereiro de 2017. Disponível em http://www.sta.com.br/ livro_umretrato/.htm

PUBLICAÇÕES NA WEB

No caso de publicações na web (artigos, tabelas e etc), para fazer a citação seguindo as normas Vancouver é preciso colocar o nome do autor, seguido do título do material, o ano de publicação e a data de acesso e, por fim, o endereço eletrônico.

Exemplo de publicações na web:

Dentro do texto

A hipertensão pode ser causada por uma série de fatores, sendo os principais o consumo excessivo de alimentos com grandes quantidades de sódio, genética, e a falta de exercícios físicos. [7]

Nas referências

[7] Silva J. Hipertensão: o retrato do distúrbio no Brasil. [publicação na web]; 2012 acesso em 14 de abril de 2017. Disponível em http://nossasaude/artigo/hipertensao.html

SITE

Não confunda a citação de uma publicação online com a de um site. No primeiro caso, você irá citar diretamente o material em questão, já no segundo será referenciado o portal como um todo.

Nesse caso, é preciso colocar o nome do autor ou entidade, seguido do nome do portal, lugar de publicação, data de acesso e o endereço eletrônico. Se houver seções especificas que você deseja citar, incluir o nome delas logo após o título do site.

Exemplo de citação de site

Dentro do site

O INSEE é um dos órgãos de pesquisa mais respeitado dentro da França, que realiza, constantemente, levantamentos na área de saúde. [8]

Nas referências

[8] Institut National de la Statistique et des Études Économiques [página na internet]. Institut National de la Statistique et des Études Économiques – Histoire [acesso em 27 de março de 2005]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br

DOCUMENTOS LEGAIS

Em muitos trabalhos acadêmicos ou científicos, é necessário a citação documentos legais. Nesse caso, é preciso inserir o título da lei, decreto, ordem medida provisória e etc, seguido do nome do boletim oficial onde ela foi publicada, o número do mesmo e a data da publicação. Caso esteja online, inserir, também, o endereço eletrônico.

Exemplo de documentos legais:

Dentro do texto

É de responsabilidade do Governo assegurar que a população geral tenha uma alimentação saudável, por meio de ações e adoção de políticas que permitam que esse direito seja exercido. [11]

Nas referências

[11] Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União. De setembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm

BASE DE DADOS ONLINE

É muito comum, também, a utilização de informações em base de dados online. Nesse caso, para seguir as Normas Vancouver é preciso inserir o nome da instituição ou entidade dona da base, seguido do nome dela, o lugar de publicação, o editor da base, a data de criação dela, bem como a de consulta, e o endereço eletrônico.

Exemplo de citação de base de dados online

Dentro do texto

Observa-se que na última década, o número de casos de depressão no Brasil triplicou, o que é um dado alarmante, tendo em vista que a grande maioria ocorre com pessoas abaixo dos 35 anos de idade. [12]

Nas referências

[12] Literatura Brasileira em Saúde Mental [base de dados online]. São Paulo: Centro Brasileiro em da Saúde Mental. 2016. Acesso em 21 de janeiro de 2017. Disponível em: http://centrosaudemental.br/depressao.htm.

MAPAS

Para citar mapas dentro de artigos acadêmicos e científicos na área de saúde, é preciso colocar o nome do autor, seguido do título da figura, o local onde ela foi publicada, a editora, bem como a data de publicação. Caso ela esteja disponível online inserir também o endereço eletrônico.

Exemplo de mapas:

Instituto de Geografia do Brasil. Regiões do Paraná [mapa]. São Paulo: Instituto de Geografia do Brasil; 2015 (número da referência).

MATERIAL AUDIOVISUAL

É possível citar, também, materiais audiovisuais, como, por exemplo, documentários, Audiobooks e etc. para isso, é preciso citar o nome do autor (autores), seguido do título do material audiovisual, o lugar onde ele foi publicado, a editora e o ano de publicação. Caso ele esteja disponível online citar, também, o endereço eletrônico e a data de acesso.

Exemplo de citação de material audiovisual

Dentro do texto

O documentário “A saúde no Brasil pede socorro” relata como Sistema Único de Saúde não consegue comportar a demanda do país. [13]

Nas referências

[13] Silva F. A saúde no Brasil pede socorro. Saúde em foco [vídeo] São Paulo: Mundo; 2013.

 

 

ARTIGOS DE REVISTA

Autor/es. Título do artigo. Abreviatura internacional da revista. ano; volume (número): página inicial-final do artigo.

 

Exemplo:

Thumé E. Assistência domiciliar a idosos: fatores associados, características do acesso e do cuidado. Rev de Saúde Pública. 2010;44(6):1102-1111.

 

ARTIGO DE REVISTA ONLINE

Autor/es do artigo. Título do artigo. Nome da revista , ano [data de consulta]; volume (número): [Extensão/páginas]. Endereço eletrônico.

 

Exemplo:

Francês I, Barandiarán M, Marcellán T, Moreno L. Estimulação psicocognoscitiva nas demências. An Sist Sanit Navar [revista em Internet] 2003 setembro-dezembro. [acesso 19 de outubro de 2005]; 26(3). Disponível em: http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol26/n3/revis2a.html

 

ARTIGO DE JORNAL

Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Dia mês ano; Secção: página (coluna).

 

Exemplo:

Montagnier L. Perigos e consciência. Folha de São Paulo. 30 jan 2000; Caderno Mais: 8-9.

 

TESE, DISSERTAÇÃO, MONOGRAFIA E PROJETO DE PESQUISA

Autor. Título. (subtítulo se houver) Tipo de documento. Cidade: Instituição onde foi defendida; ano.

 

Exemplo:

Nunes AMT. A abordagem do arrebatamento da Igreja analisado sob o ponto de vista cristão pré-milenista. Belo Horizonte: Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, 2006.  Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Religião.

 

TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO – SIMPÓSIOS, JORNADAS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ENCONTROS, WORKSHOPS, COLÓQUIOS, ENTRE OUTROS

Tipo de publicação, número e nome do evento; data de realização (dia mês ano); Cidade e país de realização do evento. Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento).

 

Exemplo:

Anais do 4. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; 16-18 jun 2010; Belo Horizonte (MG): PUC Minas; 2011.

 

DOCUMENTOS LEGAIS

Título da lei/decreto/ordem… (Nome do Boletim Oficial, número, data de publicação)

 

Exemplo:

Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, o Programa Nacional de Controle das Deficiências de Vitamina A e dá outras providências. Diário Oficial da União. 15 set 2006.